Blog dos Formandos em Direito pela Universidade Catolica do Salvador, turma 2011.01

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
Posted by Camila Nogueira - - 0 comentários

Oieee Galera,

Vou postar aqui as mensagens que s professores homenageados fizeram e que constarão no nosso convite.

Seguem também as mensagens à Deus, aos pais, aos ausentes e aos mestres escohidas pela comissão.

As mensagens já foram envidas por e-mail para os formandos, no entanto, como e-mail sempre acabamos apagando depois de ler, fica registrado aqui para quem quiser relembrar e se inspirar, antes de recebermos o convite impresso.

Não poderia deixar de mencionar, ainda, a mensagem linda e inspiradora do Prof. Marcos Viana. Ahazou!!!

________________________________________________________________

MENSAGENS DOS MESTRES

 Silvia Campos França Cohim

Justiça é a medida certa que equilibra e harmoniza os anseios de bem-estar e felicidade de cada um de nós com as correspondentes aspirações de nossos semelhantes. É o meio de realização dos sonhos, pessoais e coletivos, de liberdade, oportunidade e segurança, inerentes à condição humana. É, enfim, o único e exclusivo instrumento capaz de garantir uma vivência e uma convivência digna, pacífica e enriquecedora entre todos os homens.

 Christianne Moreira Moraes Gurgel

Uma das masi fortes expressões da justiça se manifesta quando os Poderes da Republica orientam suas ações no principio da dignidade humana.

 José Gomes Brito

Numa sociedade cada vez mais desigual, a concretização da justiça requer muito mais do que a mera interpretação e aplicação de leis ou códigos frios e complexos. Muito antes disso, a essência da justiça deve ser buscada, necessariamente, a partir do antigo dogma Romano, atribuído ao Poeta Simônides e imortalizado na obra de Ulpiano: Suum Cuique Tribuere, ou seja, dar a cada um o que é lhe é devido. Somente após essa avaliação é que se deve buscar o embasamento jurídico para, assim, se concretizar a verdadeira justiça social.

 Marco Valério Viana Freire

Ante aos muitos embates, contradições e incertezas da pós-modernidade, é a justiça o refúgio dos fracos, o remédio dos doentes, a sorte dos abandonados, a face dos ignorados, a voz dos que foram calados pela opressão, a trinchiera dos que lutam contra a fome de cidadania, contra a intolerância, o preconceito, a indiferença e as distintas formas de autoritarismo. Porque todos têm uma vocação histórica que transcende a mediocridade, a irracionalidade e a escuridão. Todos nasceram para ser luz, iluminar; e a justiça é o caminho para o grande desiderato humano de brilhar.


___________________________________________________________

MENSAGEM À DEUS: Tayse Andrade Cunha da Silva

“Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da Justiça, por amor do Teu nome.”. (Sl. 23,3)
Chegado este momento tão especial nas nossas vidas, qual seja, a nossa formatura, não podemos deixar de agradecer ao Ser Supremo, nosso Deus, por tantas bênçãos recebidas.
Somos gratos a Ti, Senhor, por ter nos dado forças de chegar até aqui, durante estes cinco anos. Agradecemos pela oportunidade de nos conhecermos e traçarmos juntos o caminho incansável pela busca da Justiça e percorrer o seu significado em nossas vidas.
Pedimos a Tua bênção para darmos o melhor de nós quando estivermos trabalhando, sabendo respeitar as diferenças. Ilumine os nossos passos e não nos deixe fraquejar nos momentos de dificuldade; e que possamos chegar o mais próximo da Tua Justiça.
Agradecemos Senhor, por este sonho realizado, e que esta nossa vitória seja o início de muitas conquistas.



MENSAGEM AOS PAIS: Erica Andrade de Paula

Olhei para cima; alto. Me deste uma escada. O caminho era longo, a escada comprida, de madeira; havia farpas. Um degrau quebrado; me ajudaste a consertar. Subi mais um pouco, lá estava ele, um parafuso exposto, não vi, tu me desviaste. Cansei, estava tão longe. Me deste a mão e me puxaste para cima, subi mais alguns degraus. Olhei para o alto, agora faltava pouco, só dependia de mim; resisti, lutei, me esforcei (e você sempre ao meu lado), cheguei ao topo. Olhei lá de cima, você estava longe, apenas um pontinho lá embaixo, mal enxergava, mas te escutava, e o som era nítido: “Agora que tu alcançaste o fim, podes pular, estou aqui embaixo te olhando. E não te preocupas em cair, já te arranjei um par de asas”. Aos pais, muito obrigada pelo amor, atenção e dedicação neste caminho que traçamos juntos. Obrigada por nos trazer aqui nesse momento grandioso em nossas vidas. Seus filhos bacharéis já criaram asas e, graças a vocês, já podem voar!


MENSAGEM AOS AUSENTES: Alana Nascimento Pimenta e Taila Fontes Andrade

“Toda saudade é a presença, da ausência de alguém, de algum lugar, de algo enfim (...) Toda saudade é um capuz transparente que veda e ao mesmo tempo traz a visão do que não se pode ver porque se deixou pra trás, mas que se guardou no coração” (Gilberto Gil)
Pensar que não nos veremos mais é verdadeiramente doloroso. Neste momento, que certamente é um dos mais importantes das nossas vidas, gostaríamos de ver seus olhos brilhantes e sorrisos de alegria, todavia, basta-nos fechar os olhos e podemos sentir seu cheiro e abraço, podemos ouvir seus aplausos orgulhosos. Nenhuma palavra, ainda que a mais bela de um dicionário, expressará a imensidão da saudade que sentimos. Entretanto e o que realmente importa é que sua ausência nunca significou esquecimento, onde quer que estejas, faz parte dessa conquista. Ausentes... Inesquecíveis e eternamente amados.


MENSAGEM AOS MESTRES: Alana Nascimento Pimenta

“Ensinar é a profissão que nos aproxima de Deus. Quem foi Deus, quem é Deus, senão um Mestre? Ensinar não é só uma profissão, ensinar é uma arte. O ensino necessita de justiça de um verdadeiro juiz, da cura dos erros do intelecto, livra a alma da ignorância. Ensinar... o milagre que transforma um homem num artista.” (Caetano Veloso)
Nessa busca incessante por justiça nos deparamos com muitos professores, não obstante, foram poucos os MESTRES. Estes nos ensinaram além do conhecimento, nos transmitiram a importância da ética, do respeito e da perseverança. Convidaram-nos a voar nas asas do Direito, entretanto nos fizeram perceber que para voar precisaremos construir as nossas próprias asas. Incentivaram-nos. Foram coadjuvantes da nossa história, e agora, diante da nossa conquista têm a humildade de nos chamar de “colegas”. Nos sentimos honrados e agradecidos pela oportunidade de ouvir seus ensinamentos e a nossa retribuição será o exercício íntegro e honesto da nossa profissão. Aos mestres... a nossa eterna gratidão, amizade e saudade!!!

Leave a Reply